terça-feira, janeiro 30, 2007

o dia que ira revolucionar o mundo, ou não
Vista - dia 1


Já está nas lojas, a grande novidade que irá revolucionar todo o panorama informático.
Se por um lado, se espera todo o marketing e práticas monopolistas, para mais uma vez se impor a microsoft, por outro... (já volto ao tema). Desta vez as coisas estão mais difíceis. O vista está com um ar mais Aero, limpo e bonito, mas voltamos aos típicos problemas, no meu caso a minha velhinha placa de tv, cinergy 600, funciona, mas o driver não me parece a 100%, imagino que não seja a única pessoa com problemas de drivers. Já é a terceira ou quarta vez que passo por estas dificuldades com drivers, sempre que nasce outra família windows.

Faltam drivers no hardware menos recente, o que me leva à segunda parte da questão: 2007 Ano Linux , um dos problemas que tínhamos no Linux era exactamente a falta de alguns drivers para que tivéssemos todo o hardware a funcionar sem problemas, bom hoje em dia esse problema quase que desapareceu. Mesmo as coisas menos comuns já ficam a funcionar logo na instalação da maioria das distribuições Linux. Por outro lado aplicativos como firefox, openOffice, gmail e uma quantidade infindável de aplicativos fazem com que o público em geral pense: porquê pagar por um sistema operativo que não inova assim tanto, até o xgl é mais simples e vistoso e não exige um placa gráfica ultra-moderna.
As empresas já estão a adoptar Linux há algum tempo nos seu servidores, já testaram algumas funcionalidades nos postos de trabalho, as intranets e extranets já estão aí, cada vez mais a necessidade do tradicional instalador é visto como um absurdo e uma perda de tempo.

Bom resta me concluir, dizendo que o windows vista vai certamente dar novo fôlego a comunidade Linux

Sem comentários: