sábado, julho 29, 2006

Será o fim da criptografia? ou um renascimento da enigma.

De certo modo também sou especialista em segurança. Nos nossos tempos quem não o é?
Digo isto pq mesmo nas coisas mais simples q fazemos temos q nos preocupar com a segurança, mesmos nas coisas mais simples e banais, cuidados com o código do multibanco, cuidados com as fotocopias dos nossos documentos, cuidados com o q deitamos para o lixo... enfim um sem número de coisas sem importância para os destinos de uma nação mas q somos obrigados a ter em atenção para q não tenhamos qualquer surpresa.

Num mundo de códigos secretos e politicas de segurança onde a alta tecnologia e super maquinas reinam, movidas com processos refinados de segurança, no entando, com todo esse vértice tecnológico a batalha entre quem codifica a mensagem e quem rompe esse código continua a ser perdida para o menos criativo. Sim a criatividade muda tudo a tecnologia são apenas os meios.

Na antiguidade dos tempos as mensagens já eram codificados, com uma simplicidade que não parecia ocultar qualquer mensagem codificada, já deves estar e pensar na pinturas do leonardo (Davinci), mas não, não me referia apenas a esses código, famosos, mas á simples escrita de um texto. As palavras bem articuladas simulam textos com toda a lógica, no entanto para quem conheça o código lê as mensagens ignorando todo o texto que as camufla, quem não conhece a língua do P's?

Bom ate aqui não existem novidades, a visitar o site SpamMimic relembrei algumas conversas q tivera sobre conspirações, sociedades secretas, vidas paralelas...

Problema:
Como massificar mensagem indiscriminadamente não ligando um emissor a um receptor especifico, e com a mensagem parecendo inócua?

Respondendo rápido, o Spam, passei a ver as 86 mensagens de spam q recebo diariamente dum outro modo... que mensagem poderam estar ocultas no spam q eu recebo a diariamente?!
ainda estive entretido durante um pouco de tempo a copiar mensagem de spam para o site SpamMimic na esperança de encontrar algo, mas n tive sorte... ou n existem mensagem ocultas, ou foram codificadas de um modo desconhecido.

Sem comentários: